Disqus for Eclausuradas nas Histórias

Resenha: Sessão de Terapia

Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580412130
Ano: 2013
Páginas: 280
Sinopse: 'Sessão de Terapia' traz o relato secreto de Theo Cecatto - seus pensamentos, suas fobias e os acontecimentos antes e depois de cada sessão. É um diário emocional de tudo o que aconteceu com ele enquanto Júlia, Breno, Nina, João e Ana estavam em terapia. Aos 56 anos, dono de uma carreira sólida na psicologia e com um consultório lotado de pacientes, ele se encontra em uma dupla crise. Seu casamento de décadas parece um campo minado. Fora isso, o trabalho, que sempre foi tudo para ele e seu maior aliado para fugir dos problemas, se tornou um fardo insustentável.


     Sessão de terapia é aquele típico livro que te faz divagar horas após a sua leitura. Mergulhei profundamente dentro do cotidiano de um consultório psicológico, e claro, a vida pessoal de quem está por trás dele. 

     Acompanha-se a narrativa de Theo Ceccato, um psicólogo de 56 anos e bastante renomado na área em que atua. Pai de três filhos, e casado com Clarice, ele se vê em uma crise devastadora na sua vida pessoal e profissional.
   
    Júlia, uma médica bem sucedida de 35 anos, é atendida por Theo enquanto passa por dificuldades no seu relacionamento, mas consequentemente se diz apaixonada pelo psicólogo ao longo das sessões. Esse fenômeno é conhecido como transferência, e os profissionais devem lutar contra ele, pois é algo anti-ético e que compromete a relação ali estabelecida. As páginas se estendem na proporção em que Theo tenta ser um profissional exemplar e se negar à falsa paixão de Júlia, enquanto luta contra o próprio desejo que ele supre por ela. Outros pacientes também são apresentados: Nina, uma jovem ginasta que tem conflitos com os pais e que sofreu um acidente, procurando Theo para atestar que não houve uma tentativa se suicídio. Breno, um atirador de elite extremamente insensível que necessita da constante aceitação de todos ao seu redor. E por último, os meus personagens favoritos, Ana e João, um casal que busca na terapia alguma resposta para o caos que o seu casamento representa atualmente. 

     Devido ao excesso de pacientes e uma carga-horária massante no consultório, Theo se desliga dos seus filhos, o que provoca uma séria revolta por parte de Clarice. Ele não acompanha mais o dia-a-dia de casa, e a sua esposa faz de tudo para chamar a atenção do marido afim de que ele se dedique mais à família. Quando Theo chega ao seu limite, ele busca por Dora, sua ex-professora e amiga. Essa decisão foi tomada pelo desespero que o psicólogo sente para encontrar à si mesmo novamente diante de tantos problemas. 

     Todos os personagens foram elaborados brilhantemente, refletindo situações reais da nossa sociedade atual. A parte mais interessante da leitura de Sessão de Terapia é poder entender, junto com Theo, o que cada um está sentindo, as consequências dos seus atos e o que acarretou a existência deles em primeiro lugar. 

     O mais divertido foi poder perceber as ironias contidas nas páginas: Theo não consegue por ordem no próprio casamento, mas realiza a terapia de casal com Ana e João. Ele tem sessões com Nina, uma adolescente que tem problemas em casa com os pais, mas sua filha, Malu, também não consegue se comunicar com pai. Ele tenta fazer Júlia superar a falta de fidelidade a qual ela comete inconsequentemente, mas ousa fantasiar com a paciente, tornando-o assim, um marido infiel. Mas o mais admirável, realmente, é a perfeição com a qual a autora, Jaqueline Vargas, conseguiu construir cada personagen, com os seus próprios devaneios, complicações e personalidades distintas, e tão reais!

     O que me surpreendeu bastante foi quanto o livro me pôs um certo medo em relação à casamentos. É possível sentir o esforço que Theo, Clarice, Ana e João empenham em salvar a relação, mesmo depois de tantas falhas. Falhas essas que por vezes, se tornam irreparáveis e causam a destruição de uma família.

Trailer da série