Disqus for Eclausuradas nas Histórias

Resenha: Extraordinário

Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580573015
Ano: 2013
Páginas: 320
Tradutor: Rachel Agavino
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

      Antes de ler a resenha, por favor, aperte o play. 


      August Pullman, ou Auggie, é um garoto diferente de todos, ele é especial. Logo ao nascer, foi diagnosticado com síndrome genética e desde então sofre cirurgias para tentar deixa sua face, digamos, mais apresentável. Mas Auggie não precisa disso, ele já é lindo. Quer dizer, ele se torna lindo. Inteligente, amigável e super gentil, August encanta todos os que estão ao seu redor.

     Após 10 anos estudando em casa e ensinado por sua mãe, August toma a decisão de ir à escola. Uma grande decisão para um pequeno garoto que não tem ideia de como é o mundo lá fora, ou melhor, tem sim. Auggie vai tentar mostrar para todos que, apesar de seu rosto e hábitos estranhos, é uma doce e agradável criança.

     Extraordinário é daqueles livros que dá vontade de ler só pelo título. Extraordinário. Vocês não gostam de como ela soa? Um sussurro agudo aos ventos. Eu amo esse sussurro. 

     O livro nos dá muitas característica de como realmente Auggie é, mas, mesmo assim, não consegui imaginar. Acho que foi porque fiquei tão, tão, tão fascinada por ele que nem dei atenção a isso. 

"Então pensei como seria estar no céu um dia e o meu rosto não importar mais. Como nunca, nunca teve importância para a Daisy." 
      Apesar de ter apenas 10 anos, nosso protagonista revela-se ser um menino inteligente. August entende os olhares tortos, as fofocas e os dedos apontados para ele. Admito que senti automaticamente a vontade de protegê-lo daquilo tudo, de cuidá-lo e murmurar em seus ouvidos: ''Querido, nem todas as pessoas são tão ruins. Você é maravilhoso para aqueles que te amam.'' Mas a família Pullman não nos decepciona em momento algum. É uma das mais lindas e mais dedicadas que eu já vi, confesso que queria participar dela também.

      O livro é repleto de referências em todos os inícios de capítulos, vão de David Bowie até Christina Aguilera. Sem falar que o Auggie é super fã de Star Wars e isso só fez eu amá-lo ainda mais.

      A Intrínseca fez um trabalho maravilhoso com esse livro. Só por comprar os direitos de publicação, já amo a Intrínseca. Obrigada, querida editora.

      Os capítulos são contados de diferentes pontos de vistas. Somos apresentados aos pensamentos de Olivia, irmã de August; Justin, namorado de Olivia; Sumer e Jack, amigos da escola de Auggie e Miranda, uma velha amiga dos irmãos Pullman. O meu preferido é o do Justin, gosto de como ele se comporta perante a situação da namorada e a acalanta.

     Sabe o que eu mais gostei em Extraordinário? Eu gostei de que, de uma forma ou outra, todas as pessoas se sentiram tocadas por Auggie. De uma forma boa ou ruim, isso é irrelevante porque só nos importamos com as boas.

     O livro dá uma lição de moral para todos, lembram do que nossas avós diziam? ''Gentileza gera gentileza.'' E R.J. Palacio nos mostra isso da forma mais pura e simples.

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil".
     Seria clichê dizer que Extraordinário é extraordinário. Mas é.

     Gostaria de encerrar minha resenha com meu quote preferido:

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."

Book Trailer




2 comentários:

  1. Lorena, assim você acaba comigo! :(

    Adoro essa música e a resenha ficou perfeita ao som dela!

    Ainda não li o livro,confesso que essa foi a primeira resenha que leio dele) e me deixou com vontade de ler!

    Parabéns pela resenha.

    Beijoos

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas pareceu tão bom também... Não uma história triste, mas uma coisa bem diferente. Auggie deve ser bem corajoso pra um menino de 10 anos. E esses pontos de vistas de pessoas com diferentes graus de ligação com ele eu achei genial, pra dar pra ver como ele afeta a todos. E livros com frases nos capítulos são demais! Bem interessante, parabéns

    ResponderExcluir