Disqus for Eclausuradas nas Histórias

Indicação de Série: Capitu


     Olá Enclausuradas (os)! A indicação de série essa semana veio atrasada porque eu sou uma pessoa muito responsável. rs


     Essa minissérie foi uma melhores que eu já assisti, ela é baseada no livro Dom Casmurro, de Machado de Assis, esse foi o fato que me instigou a assisti-la. Eu tive minhas dúvidas no começo, porque em matéria de emissora, a Globo não é lá uma das minhas preferidas, mas no final eu tive que morder a minha língua.
     Tudo nessa minissérie me agradou. Os atores, não podiam ter escolhido melhores, Letícia Persiles e Maria Fernanda Cândido como Capitu me encantaram de verdade, e eu me apaixonei pelo Pierre Baitelli como Escobar (o tema de Escobar era Iron Man do Black Sabbath tocado por uma orquestra, como não se apaixonar, minha gente?), e passei a amar Michel Melamed como Bentinho depois que eu vi o trabalho dele em "Afinal, o que querem as mulheres?"


     O cenário é bastante incomum, a série foi gravada um grande salão na sede do Automóvel Club do Brasil, no centro do Rio de Janeiro, transformaram o espaço em um teatro antigo, e ficou muito lindo, é a prova de que mesmo com um orçamento baixo, se pode fazer arte de qualidade. No entanto, as cenas externas foram gravadas em diferentes locais públicos do Brasil, ruas e metrôs pixados, tudo com a essência das cidades grandes atuais. É um aspecto muito interessante dessa série, porque os figurinos condizem com a época do livro, mas alguns cenários não. De alguma forma, juntaram o atual com o anacrônico e a mistura ficou belíssima.


     Vocês não tem ideia da perfeição que é a trilha sonora de Capitu, tem um pouco de rock antigo, como Black Sabbath e Jimi Hendrix e músicas mais suaves como Elephant Gun do Beirut (<3) também tem música brasileira.
     Eu nunca vi uma adaptação cinematográfica tão fiel ao livro. Claro que o roteiro foi simplificado com expressões mais fáceis de se entender, visto que a Globo é uma emissora de massas, mas ainda sim eu pude lembrar cada fala do livro Dom Casmurro assistindo a série. (Siiiiiiim, eu chorei).
     Enfim, é uma das minhas minisséries preferidas.

Sinopse:
Depois de perder um filho, Dona Glória(Eliane Giardini) jura fazer do próximo herdeiro, Bentinho(César Cardadeiro/Michel Melamed), um padre. Mesmo a contragosto, Bentinho vai estudar em um seminário, onde conhece Escobar(Pierre Baitelli). Quando deixam o seminário, ele forma-se advogado e se casa com Capitu(Letícia Persiles/Maria Fernanda Cândido). Escobar torna-se comerciante e se casa com Sancha(Bellatrix Serra).
Os casais mantêm fortes laços de amizade, mas Bentinho é atormentado pelo ciúme. A fatalidade marca a vida de Escobar, que morre afogado. A morte do amigo aumenta ainda mais o tormento de Bentinho, que acredita ver no próprio filho, Ezequiel(Alan Scarpari/Fabricio Reis), a imagem do amigo. Dúvida trágica: Capitu traiu ou não traiu? 
   
     Ela foi ao ar na Globo no ano de 2008, e está disponível em DVD desde o mesmo ano, maaaaas eu sou uma pessoa muito legal e vou dividir aqui com vocês os links que eu achei pra assistir no youtube. São 5 episódios.

Episódio 1 - Episódio 2 - Episódio 3 - Episódio 4 - Episódio 5





3 comentários:

  1. Nossa eu amo essa série, apesar de não ter visto o final. Mas eu gostei muito, queria muito ler o livro...


    Beijos
    Saindo da Realidade

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro da época que passava na Globo, mas não me interessava assistir. Agora que já li Dom Casmurro quero ver essa história retratada nas telas, parece ser realmente muito bom (:


    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  3. Na época que passava na Globo, eu não me interessava muito. Porém, assisti um episódio esses dias e me apaixonei pela minissérie *3*
    Beijos.

    ResponderExcluir