Disqus for Eclausuradas nas Histórias

Semana Shadowhunter: Dia 3 - Shadowhunter também...: Um Guia de Sugestões


     Saindo um pouco de "Os Instrumentos Mortais", todos nós temos outros vícios: sejam eles literários, musicais, televisivos ou cinematográficos. Pensando nisso, fiz este post para apresentar a vocês algumas coisas que muitos Shadowhunters podem se identificar. Bem vindos ao "Shadowhunter também..."!


Literatura


     Idris, a Cidade dos Ossos e outros cenários de Os Instrumentos Mortais nos deixam fascinados com a descrição dos lugares onde as tramas de desenvolvem. Assim como Cassandra, J.K Rowling acertou em cheio ao criar Hogwarts, escola de magia onde a série Harry Potter se passa. Além disso, Cassie sempre se declarou fã dos livros de J.K, e que Jace e Clary foram inspirados em Draco e Gina, personagens de Harry Potter. Podemos ver outras semelhanças entre as séries, como as estelas e as varinhas, que são usadas para propósitos bem parecidos. Li o primeiro livro e posso afirmar: Rowling escreve muito, muito bem. Fico em um amor dividido entre as duas autoras, e é mais do que recomendado.

     "Harry Potter" conta com 7 livros: A Pedra Filosofal, A Câmara Secreta, O Prisioneiro de Azkaban, O Cálice de Fogo, A Ordem da Fênix, O Enigma do Príncipe e As Relíquias da Morte. Todos já foram adaptados para o cinema.


     Assim como Jace e Will, outros personagens de livros deixam o ego passar dos limites. Tudo bem, ninguém chega aos pés, mas temos fortes concorrentes: eis o caso de Patch Cipriano, anjo-caído e protetor de Nora, da saga Hush Hush (que, em minha opinião, é um Crepúsculo com Nephilins). Jesse, de A Mediadora, também poderia ficar num patamar parecido, já que é tão cuidadoso com Suze como Jace com Clary. A diferença é que Jesse pode estar, literalmente, em todos os lugares, pelo simples fato de ser um fantasma. Ambas as séries tem enredos simples, mas que prendem o leitor rapidamente.
"Hush Hush" tem 4 livros: Sussurro, Crescendo, Silêncio e Finale. Seus direitos de adaptação já foram comprados e em breve teremos o filme de Sussurro.

     "A Mediadora" tem 6 livros: A Terra das Sombras, O Arcano Nove, Reunião, A Hora Mais Sombria, Assombrado e Crepúsculo. Seus direitos estão na grande geladeira da Disney.


     Clary e Tessa são mulheres fortes, que lutam por seus objetivos à qualquer custo. Pensando nisso, cito grandes heroínas adolescentes, que batalham por seus ideais e pela revolução. Katniss, de Jogos Vorazes, sabe bem o que é isso. Ser marionete de um programa televisivo não é fácil, muito menos se esse envolve a morte de 23 crianças e adolescentes por ano. Enquanto Katniss foge do romance, com Cassia, de Destino, é ao contrário. Vivendo em uma sociedade onde o amor é criado, a garota se vê num dilema que envolve muito mais do que seu coração: ficar com Xander, seu par perfeito ou se arriscar com Ky, alguém que a sociedade considera perigoso? Já Tris, de Divergente, tem de se adaptar aos árduos testes que a Audácia cria, enquanto descobre que toda perfeição ao seu redor é uma mentira. A melhor distopia que já li!

     "Jogos Vorazes" é composta por "Jogos Vorazes", "Em Chamas" e "A Esperança". O primeiro livro já foi para os cinemas, e o segundo, "Jogos Vorazes: Em Chamas" chega ainda esse ano.
"Destino" tem dois dos três livros publicados no Brasil: "Destino" e "Travessia". O terceiro, "Reached", deve ser lançado em breve pela Suma de Letras.
"Divergente" também tem dois dos três livros publicados no Brasil, são eles "Divergente" e "Insurgente". O terceiro, "Allegiant", ainda não foi lançado nos Estados Unidos. A série também será transformada em filme, com o primeiro saindo ano que vem.



Música



     Seguindo o lado obscuro do Submundo, vozes suaves e letras profundas nos transportariam facilmente aos livros e filmes de Os Instrumentos Mortais. Sendo assim, Imogen Heap seria a melhor representante para este cenário. Suas músicas seguem ritmos calmos, quase canções de ninar, mas as letras são fortes e remetem muitas vezes a assuntos parecidos com os que Cassandra aborda.


     "Não se aproxime, é escuro aqui dentro, é onde meus demônios se escondem". Esse trecho te lembra alguma coisa? Para quem já leu Cidade dos Anjos Caídos, é impossível não lembrar de Jace lutando contra seus pesadelos. Imagine Dragons é uma ótima banda, melhor até que a banda do Simon!


Ouça "Demons", "It's Time" e "Radioactive"

     A Festa de Magnus e o Pandemônio são lugares agitados, onde batidas não podem faltar. Nesse caso, nada melhor que o duo sueco Icona Pop para dançarmos! O eletropop das meninas é contagiante, e agradaria todos os integrantes do submundo.



Televisão


     Ao criar a história por trás de "Os Instrumentos Mortais", Cassandra ousou muito ao unir tantos seres místicos em um único enredo. São anjos, demônios, vampiros, fadas, lobisomens, feiticeiros... ufa, esqueci de algum?
Pensando nisso, selecionei algumas séries com temáticas relacionadas à alguns desses seres.


     Para representar os lobisomens, nada mais justo que "Teen Wolf", nova queridinha das séries fantásticas. Se a história de lobisomens adolescentes não te empolga, pense por outro lado: Tyler Posey, um dos protagonistas da série, está cotado para viver o vampiro Raphael em Cidade das Cinzas. Todos comemora \o/


     Vampiros são complicados, já que são criaturas com muitas séries. Minha indicação seria The Vampire Diaries, mas desistam: da terceira temporada em diante, a série decaiu muito. Resta então dar a indicação de True Blood, que todo mundo já devia ter assistido. Vi a primeira temporada e gostei bastante. O legal é que a série não envolve só vampiros, mas um zilhão de outros seres.


     Para honrar a classe de Magnus Bane, indico com aperto no coração uma série que já foi cancelada: a maravilhosa The Secret Circle. O enredo do seriado era incrível, mas a audiência não foi a que a emissora esperou. Apesar de ter tido uma series finale divina, deixou um gostinho de quero mais. Faye, we still love you!


     E já que Cassandra soube misturar tão bem todos esses seres, que tal falarmos também de séries que são uma bagunça de seres sobrenaturais? Opa, começo com Supernatural, já adorada por muitos leitores do Enclausuradas. Being Human é outra opção, que sempre me cativou mais. Gente, a história gira em torno de um vampiro *cof cof Luke cof cof*, um lobisomem e um fantasma, tem como não amar só por isso? E, se você prefere uma coisa mais colorida e bonita de se ver, dá uma chance pra Once Upon A Time! Apesar dos péssimos efeitos visuais, a série tem um enredo bem legal.


     Menções honrosas às clássicas Buffy, A Caça Vampiro e Charmed. É amor demais para que eu não fechasse o post com essas duas delícias!