Disqus for Eclausuradas nas Histórias

Resenha: O Menino do Pijama Listrado


    O menino do pijama listrado relata os horrores ocorridos na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, através do ponto de vista de uma criança de apenas nove anos, chamada Bruno.
    De início ele desconhece o que está acontecendo ao seu redor, ou seja, a Grande Guerra. Sua preocupação gira em torno de sua antiga casa, a qual foi deixada devido à promoção do cargo de seu pai. Bruno agora mora em uma casa menor, no meio do “nada”. Onde não encontra amigos ou sequer algo que possa entretê-lo.


    Da janela de seu novo quarto, ele avista uma espécie de fazenda; onde as pessoas estão sempre vestidas com um pijama listrado. Ávido por novas descobertas, ele passa a visitar esse campo e faz amizade com um garotinho chamado Shmuel. Esse laço formado entre os dois marca para sempre suas vidas; independente do preconceito existente na época.
    O Holocausto e as atrocidades cometidas não são muito explícitas no livro. John Boyne preocupa-se mais em detalhar o dia-a-dia de Bruno e Shmuel, e em como essa amiade torna-se verdadeira, podendo ultrapassar limites jamais imaginados.
    Bruno sente-se injustiçado por pertencer ao outro lado da cerca, enquanto Shmuel convive com várias pessoas de diferentes idades. Não vendo uma saída para sua solidão, Bruno decide cavar um buraco, passando por debaixo da cerca. Shmuel consegue roupas listradas para o amigo e enfim eles podem brincar juntos, da forma que sempre desejaram.
    Essa “invasão” realizada por Bruno pode trazer uma consequência não muito agradável para sua família, já que a intenção era apenas brincar e ajudar a encontrar o pai de Shmuel, que há dias estava desaparecido. Algo que ocorrerá poderá possibilitar ainda mais a aproximação dos dois, dando uma ideia de que isto já estava destinado a acontecer.

- “Você é meu melhor amigo Shmuel”, disse ele. “Meu melhor amigo para a vida toda”.
  
  O livro é bem curto, o que não me possibilita uma resenha muito longa. Entretanto, sua história de amizade é cativante. Bruno e Shmuel demonstraram um amor não só de amigos, mas de irmãos.

Trilha Sonora Indicada:



Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.



Beijinhos, 
Larissa M.

4 comentários:

  1. Sou louca pra ler esse livro, adoro livros com o tema relacionado as guerras e esse tem cara de ser muito bom. Adorei a resenha (:


    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Desejos de Sábado7 de outubro de 2012 20:13

    Oi, Larissa!
    Livros sobre a segunda guerra chamam muito minha atenção, e pretendo ler esse o quanto antes. Tem vários dele na biblioteca da escola, vou parar um dia para lê-lo e ver se é tão bom quanto dizem!


    Beijos,
    Gabe
    http://desejosdesabado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a resenha. Deu muito vontade de ler o livro. Parabéns *-*

    ResponderExcluir
  4. jé ouvi falar deste livro,mais não sei se quero ler acho meio triste.

    ResponderExcluir