Disqus for Eclausuradas nas Histórias

Resenha: Uma Garrafa no Mar de Gaza

 
      Editora Seguinte já está na área por pouco tempo, mas já uma das minhas editoras preferidas. A dedicação da editora com o catálogo é admirável. E isso é eminente em Uma Garrafa no Mar de Gaza.

     Tal Levine é uma garota israelense de 17 anos que ama tirar fotos. Logo após um atentado perto de sua casa, Tal decide fazer algo impensável: uma conciliação com o povo ‘’inimigo’’, os palestinos. Assim, ela escreve uma carta com várias suposições (aparência, mudanças de humor, etc) sobre o destinatário, que nem ao menos sabe quem é.

“Talvez você rasgue esta carta. Talvez você só sinta ódio ao ouvir o nome ‘Israel’. Talvez você zombe de mim. Ou talvez você simplesmente não exista.Mas, se esta carta tiver a sorte de encontrar você, se você tiver paciência de lê-la até o fim, se você pensar como eu, que precisamos aprender a nos conhecer, por mil bons motivos, e que queremos construir em meio à paz porque somos jovens, então me responda.”

      Junto com a carta cheia de dúvidas e incertezas, Tal coloca um e-mail para o até então destinatário desconhecido entrar em contato e pede para o seu irmão a jogar no mar de Gaza.

‘‘Não sei mais o que dizer, não sei se o que estou fazendo é bom ou ruim, loucura ou simplesmente excentricidade, útil ou inútil.’’  
     Quem encontra a carta é um cara que no começo apenas o conhecemos como Gazaman, mas depois descobrimos que o seu nome é Naim, um rapaz palestino de 20 anos.

     Depois dos primeiros e-mails trocados repletos de insultos e promessas (que não foram cumpridas) que não voltariam a se falar, os dois se comunicam cada vez mais e nasce certa amizade. Assim como Tal, Naim é um rapaz repleto de sonhos e muito otimista com o fim das brigas entre israelenses e palestinos. Ela teve sorte em ter sido ele que pegou a carta.

     O livro é pequeno, apenas 128 páginas que passam voando. Todos os capítulos têm títulos que remetem sobre o que é contado naquela parte.  A maior parte do livro são os e-mails – gigantes, inclusive - trocados entre Naim e Tal e mesmo depois da despedida no final deles, achei que ficou meio desorganizado.

     Uma Garrafa no Mar de Gaza tem uma narrativa alternada em primeira pessoa entre Naim e Tal que só dá para entender pelo contexto, pois não tem nenhum aviso de alternância, o que me incomodou um pouco.

     Naim e Tal são personagens jovens que não tem nada de especial, mas que tem um ponto de vista diferente de tudo, o que é bem legal. E os personagens secundários também são bem desenvolvidos, como a família da Tal e os amigos de Naim.

     O final do livro é meio que aberto e acharia legal se tivesse uma continuação, mas parece que não irá ter mesmo.

     Tem filme também! E o casal da capa que protagonizam.

     É uma leitura leve, apesar do assunto tenso e o recomendo para quem tem uma tarde livro para ler. :)

Trilha Sonora Indicada


Sinopse: Um homem-bomba se explodiu dentro de um café em Jerusalém. Seis corpos foram encontrados. Uma garota, que se casaria naquele dia, morreu junto com o pai "algumas horas antes de vestir seu lindo vestido branco". E Tal não consegue parar de pensar em tudo isso. Tal é uma israelense que, como toda garota de dezessete anos, vive suas primeiras experiências - o primeiro grande amor, as primeiras escolhas profissionais e também o primeiro atentado. Depois de vivenciar esse momento trágico, ela escreve uma carta a um palestino imaginário, coloca em uma garrafa e pede ao irmão, que presta o serviço militar perto de Gaza, para lançá-la ao mar. Algumas semanas depois, recebe a resposta de um certo "Gazaman"...  


Trailer do filme




3 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro por conta da temática, gosto de livro com temas sobre guerras e afins. Adorei a resenha! Não sabia que tinha filme.


    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Já comecei a ler esse livro, mas não terminei ainda. Não lembro o motivo de tê-lo deixado de lado, mas me recordo de estar gostando muito.
    Mal vejo a hora de poder terminá-lo.
    E sim, a leitura é muito leve e dinâmica. Fiquei impressionado como a autora foi capaz de deixar um assunto crítico como aquele, simples.

    nblo.gs/HOFlC

    ResponderExcluir
  3. Louca pra ler esse livro! Vou procurá-lo agora msm *-* amei seu blog

    parabéns!

    -*-*

    Cás do blog: http://oclubedameianoite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir