Disqus for Eclausuradas nas Histórias

Resenha: Como Treinar O Seu Dragão



     Oi, oi, gente! Como estão? Bom, hoje a resenha é de “Como treinar o seu dragão”, o primeiro livro da série escrita por Cressida Cowel.

     Há um tempo, por influências da minha irmã, assisti ao filme “Como treinar seu dragão” (mentira, amo desenhos animados; foi por vontade própria mesmo, rs). E olha, eu amei! Sério, entrou pro meu top 10 de filmes em desenhos animados. Pesquisei um pouco, e vi que ele era baseado em uma série de livros. Tipo, eu enlouqueci! Quando tive oportunidade de lê-lo, fiquei tão feliz, não sei como explicar (ignorem minha infantilidade, por favor). Mas vou logo dizendo, a única coisa que tem a ver entre o filme e o livro é o título, o tema central e alguns personagens, porque...

     Soluço nasceu na Ilha de Berk, composta apenas por Vikings. Ele seria o futuro herdeiro e chefe da Tribo dos Holligans, que por enquanto era governada por Stoico, o Imenso. Vikings eram apelidados com nomes assim, principalmente para dar medo nas outras tribos; esses apelidos mostravam uma característica de cada um.

     Bom, Soluço não era o que poderia ser chamado de herói. Era magrinho, pequenininho (tudo no /-inho/ *risos*) e não tinha nenhum jeito de chefiar um grupo. Porém, era muito inteligente, e falava uma língua que raramente um humano aprendia: o dragonês. Isso era o que fazia de Soluço um destaque. Seu primo, chamado Melequento (não preciso explicar o porquê do nome deste, não é? Bleh, rs), o debochava de todas as maneiras, assim como os seus outros colegas. A grande intriga entre eles se dá pelo fato de que Melequento julga que seria um melhor chefe do que Soluço; e realmente, ele tinha todo um porte de herói, mas não tinha tanta inteligência quanto Soluço.

     Agora vêm as alegorias do livro. Gente, os personagens criam dragões! (tenho uma paixão por animais fictícios, é verdade...). Isso mesmo, existe uma montanha na Ilha de Berk que em certo período fica cheia de dragõesinhos hibernando com seus respectivos pais, e é nessa hora que os iniciantes em “vikingnês”, se posso assim chamar, capturam o dragão que o acompanhará durante toda a vida. É uma das partes mais importantes de treinamento, pois se falhar, já será exilado imediatamente da Ilha. Bem, Soluço como futuro chefe, deveria pegar um enorme dragão, violento e tudo mais, porém ele pegou qualquer um que encontrasse, e quando o viu, era um dragão pequenino, menor que um filhote de cachorro. Esse era outro motivo de zombaria por Melequento e outros.

     No primeiro livro, trata-se basicamente do treinamento e da primeira aventura de Soluço. É um livro infantil, como havia falado, mas é uma leitura agradabilíssima e muito engraçada. As únicas coisas que realmente tem a ver com o filme: O nome do dragão ser Banguela e do protagonista, ser Soluço; O tema central ser aventura e dragões; Soluço ser um herói. Cara, somente isso. O enredo foi todo mudado, as personagens, a aventura de Soluço, como ele conseguiu o dragão... Tudo diferente. Mas o filme ainda está na minha lista de filmes em desenho animado preferidos, e o livro está nos meus favoritos em histórias infanto-juvenis.

     Enfim, logo mais terá resenha do próximo livro, viu? Fiquem ligados aqui no blog. Beijão para vocês, e até a próxima resenha! ‘3’

Trilha Sonora Indicada 



Sinopse: Conheça Soluço Spantosicus Strondus III: a Grande Esperança e o Herdeiro da Tribo dos Hooligans Cabeludos - mas um garoto sem qualquer talento para liderar. "Como Treinar o seu Dragão" conta a tumultuada jornada de Soluço em sua iniciação como um legítimo guerreiro viking: junto com os outros garotos da tribo, ele precisa domesticar e treinar o dragão mais feroz e assustador que for capaz de capturar. Em vez disso, Soluço acaba com o menor dragão que já se viu - e, para piorar, o animal é teimoso, impossível de ser adestrado e completamente banguela. Começa aí a aventura do mais encantador e improvável dos heróis e de seu dragão muito mal-educado.
Inteiramente ilustrado, com muita ação e o tipo de humor que arranca gargalhadas até dos mais carrancudos, "Como Treinar o seu Dragão" é o primeiro livro de uma série que é sucesso mundial, que inspirou o filme de animação cotado como uma das estreias mais importantes deste ano.

Trailer do filme







7 comentários:

  1. eu adr
    adoro tanto o filme quanto o livro :)

    ResponderExcluir
  2. Adoro o filme e quero muito ler o livro. Todos falam como é bom e eu acredito nisso.
    http://numreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O filme é uma gracinha!!! :)


    Mas acabei desistindo dos livros pq parece que a série não acaba, hahaaha xD


    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adoro o filme e tenho vontade de ler os livros.

    http://controlleuniversal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. o filme e o livro são lindos, adoro contos infantis tem sempre uma magia diferente.

    ResponderExcluir
  6. o filme e o livro são lindos, adoro contos infantis tem sempre uma magia diferente.

    ResponderExcluir
  7. o filme e o livro são lindos, adoro contos infantis tem sempre uma magia diferente.

    ResponderExcluir